Rio de Janeiro será a sede do Congresso Mundial de Arquitetura em 2020

O Rio de Janeiro foi selecionado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) para ser a cidade sede do World Congress of Architects (Congresso Mundial de Arquitetos) em 2020, um dos mais importantes fóruns de arquitetura do mundo. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral, realizada anualmente, esta edição aconteceu em Durban, na África do Sul.

A inscrição do Rio de Janeiro foi feita pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), um dos mais importantes institutos brasileiros da área, com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21″. A Cidade Maravilhosa venceu outros dois candidatos fortes, Melbourne, na Austrália, e Paris, França.

O congresso em 2020 deverá discutir a realidade urbana expressa na pluralidade de formas das construções nas cidades e incentivar a reintegração da arquitetura no ambiente social. O Rio, com 12 milhões de habitantes, tem uma cena urbana rica em disparidades e sucessos, além de apresentar condições comuns à cidades em rápido crescimento do mundo inteiro.

Segundo o site Arch Daily, o prefeito do Rio de Janeiro considera a vitória uma conquista muito importante. Para ele, a cidade é “uma síntese da arquitetura do século 21″: uma metrópole de natureza luxuosa com grandes desafios sociais a serem vencidos.


Saiba mais sobre o congresso em uia2020rio.org.

 

 

 

Fonte: Blog Construir

No Comments Yet.

Leave a comment